O Projeto

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Proponentes:

Adosinda Cortesia Mendes – PCOP história/ed. indígena

Erika Rodrigues Vieira – PC tecnologia

 Jorge Batista Benedito – Dirigente Regional de Ensino

 

Fundamentação teórico metodológica

 

Curriculo Oficial do Estado de São Paulo

  • … A disciplina deve funcionar como instrumento capaz de levar o aluno a perceber-se como parte de um amplo meio social.
  • … O aluno deverá compreender as determinações sociais, temporais e espaciais presentes na sociedade.
  • A história como espelho do tempo, mostrando imagens que, embora intengíveis, vão sendo desenhadas pela curiosidade de cada observador à busca de conhecimento.

Objetivo central:

  • Desenvolvimento de capacidades de leitura, reflexão e escrita:
  • À partir de situações cotidianas, para avaliar as influências históricas (sociais e culturais) que condicionam as formas de convivência social.

 

Competências SARESP 2009

  • Reconhecer a importância da escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade, identificando seus diferentes suportes.
  • Reconhecer a importância da preservação da memória, em seus variados suportes, para o conhecimento da História da humanidade.
  • Reconhecer a importância das manifestações artísticas e literárias para o conhecimento histórico.
  • Reconhecer a importância da utilização da mídia para o conhecimento histórico.
  • Identificar fotografias e gravuras como fontes iconográficas que registram a memória e a história das formações sociais.
  • Reconhecer, a partir de diferentes objetos, a importância da cultura material como fonte histórica.
  • Reconhecer a importância das várias fontes para o trabalho historiográfico e a necessidade de submetê-las à anáise crítica.
  • Identificar a fonte histórica como uma representação do passado, caracterizada por valores e interesses  de seu autor e da época em que foi produzida.
  • Estabelecer relações, a partir da seleção e organização de informações registradas em documentos de natureza variada.
  • Reconhecer a importância de aplicar os conteúdos aprendidos na escola a intervenções solidárias na realidade, com o objetivo de garantir o respeito aos valores humanos.
  • Relacionar o desenvolvimento técnico cientifico, à necessidade de preservação de valores fundamentais para a vida humana.
  • Reconhecer a importância de utilizar, criticamente, as fontes e informações históricas, independentemente de sua natureza (documentos escritos e iconográficos, cultura material, entrevistas, imprensa).

 

Apresentação

 

         O Projeto História em Blog, um projeto criado à partir da solicitação dos professores de história e professores da educação indígena, interessados em adquirir conhecimentos e desenvolver as habilidades e competências no que se refere ao uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), agregado a valorização do registro dos acontecimentos históricos em âmbito local, regional e estadual.

         Com este projeto, pretendemos possibilitar aos profissionais envolvidos subsídios para que incluam os recursos da Web 2.0 no cotidiano escolar, possibilitando de maneira efetiva a inclusão digital dos alunos.

Justificativa

 

         A  inclusão digital dos alunos tem demonstrado a necessidade  em capacitar os docentes que atuam nos diferentes níveis de ensino, tornando-os aptos à responderem com eficácia o seu  desempenho no trabalho, visando atender os diferentes  ritmos de aprendizagem dos alunos.

         Este projeto tem por finalidade, oferecer suporte técnico pedagógico aos professores de história que atuam diretamente com ensinos fundamental e médio, no tocante a utilização dos recursos disponibilizados pela web 2.0

         Inerente à responsabilidade social desses educadores, faz-se necessário garantir a formação continuada, com a promoção encontros de formação, atualização e o aperfeiçoamento para desenvolver habilidades tais que permitam a adoção de novas metodologias de trabalho, com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, valendo-se de recursos e estratégias de ensino amparados pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) que permitam a adoção de abordagens educacionais dinâmicas e inclusivas, garantindo o aprendizado e o acesso dos alunos sob sua responsabilidade.

O encontro de formação presencial, a realizar-se em horário livre dos professores que aderiram ao projeto (sábado), oferecerá, em concomitância com os encontros virtuais realizados de forma síncrona e assíncrona, bem como acompanhamento em HTPCs, subsídios para que os professores possam organizar sua prática pedagógica, desenvolvendo-se profissionalmente frente à crescente diversidade do mundo globalizado, refletida em sala de aula.

 Objetivo Geral

 

  • Interpretar o papel histórico da internet como agente cultural transformador da sociedade.

 

Objetivo Específico

  • Conhecer os recursos de interação, colaboração e autoria disponilizados pela web 2.0
  • Perceber os recursos da web 2.0 como poderosos instrumentos de registro da história, memória e sociedade.

 

Conteúdo

 

  • Sensibilização – “Dos Sonhos aos Ares”
  • Apresentação – motivações para participar do projeto
  • Conceitos de Web 2.0
  • O que são blogs – definição blog.doc
  • Pesquisar na internet: sites educacionais, blogs
  • Análise de sites educacionais – lista e ficha de análise de sites

 

Reflexão:

  • Qual a importância de criamos um blog de história?
  • Por quê?
  • Para que?
  • Como?
  • Qual âmbito e alcance do conteúdo publicado (local, regional, estadual, nacional)?

 

 

  • Apresentar wordpress
  • Iniciar a construção do blog
  • Nome do blog – blog individual/coletivo?
  • Socialização
  • Agendamento de encontros virtuais
  • Avaliação do dia

 

 

Público Alvo

Professores de História da Rede Estadual de Ensino que aderiram ao projeto.

Nome Escola
Adriano Ribeiro EE Clodonil Cardoso
Mauricio Teixeira Junior EE Itariri
Márcia José Martins da Silva EE Cel Jeremias Junior
Daniel Rincon Caires EE Pref. Jofre Manoel
João Lira da Silva EEI Uru-ity
Sara Silva Rosario EEI Djaiko-aty
Sérgio Martins da Silva EEI Urui-ty
Saulo Lino Cabral Ramires EEI Ko´e Ju

 

Cronograma

 

  • Encontro presencial – 17/10 – 8:00 às 14:00
  • Encontros à distância – blog e skype
  • Encontros de acompanhamentos em HTPCs

 

Recursos

 

Laboratório de Informática do NTE, projetor Multimídia, Internet, CDs, impressoras a jato de tinta, scanner, máquina fotográfica digital, crachás, canetas, lápis, blocos de anotações, sulfite, tinta, pastas, cartuchos preto e colorido, Documentário Santos Dumont – “Dos Sonhos aos Ares”;

Parcerias

 

  • NTE Xanxere-SC

 

Avaliação

 

Avaliação contínua, formativa e processual.

 

Referências Bibliográficas

 

  • Proposta Curricular do Estado de São Paulo: História / Coord. Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2008.
  • Saresp 2008: Matrizes de referência para a avaliação: Ciências Humanas; História e Geografia; ensinos fundamental e médio/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini – São Paulo: SEE, 2009. v.5

 

Acompanhamento Pós Ot 

Suporte técnico pedagógico na Diretoria de Ensino e plantão as segundas-feira das 8:00 às 17:00 na Oficina Pedagógica/NTE.

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